Conheça a Gardasil 9. Proteção reforçada contra diversos tipos de câncer.
Indicada de 9 a 45 anos.

Conheça a Gardasil 9. Proteção reforçada contra diversos tipos de câncer. Indicada de 9 a 45 anos.

A nova vacina contra o HPV nonavalente está disponível na Kinder.

É indicada para mulheres e homens, de 9 a 45 anos.

Com uma proteção reforçada, a vacina Gardasil 9 previne contra nove tipos de HPV.

A vacina ajuda a proteger contra os cânceres de colo do útero, da vulva, da vagina e do ânus; lesões pré-cancerosas; verrugas genitais e infecções persistentes causadas pelos tipos de HPV da vacina.

Quase 100% dos cânceres de colo de útero são causados pelo HPV. No Brasil, o câncer do colo do útero é o terceiro tipo de câncer mais incidente entre mulheres.

A vacina oferece alta proteção contra as doenças associadas ao HPV. Os tipos de HPV contidos na nova vacina são responsáveis por 90% do câncer de colo do útero, 90% das verrugas genitais, 85%-90% do câncer de vulva e 90%-95% do câncer de ânus.

O HPV é o vírus de transmissão sexual mais comum no mundo. Tão comum ao ponto que a maioria das pessoas sexualmente ativas será infectada por um ou mais tipos de HPV em algum momento da vida.

O HPV é altamente contagioso. Muitas pessoas que tem o vírus podem não apresentar nenhum sinal ou sintoma. Isso significa que podem transmitir o vírus, sem saber.

A vacinação deve acontecer o mais cedo possível, a partir dos 9 anos de meninos e meninas. Isso porque quanto mais jovem, melhor é a resposta à vacina. Além disso, a infecção pelo HPV tende a acontecer precocemente, já no ano de iniciação sexual. Por isso, o ideal é que a vacina seja feita antes do início da vida sexual. Outra vantagem de iniciar a vacinação mais jovem é o esquema reduzido de doses de 9 a 14 anos.

Quer saber mais sobre o HPV? Tire aqui suas dúvidas.

O que é HPV?
A sigla HPV corresponde a um conjunto de vírus chamado papilomavírus humano. Existem mais de 200 tipos diferentes de HPV. Destes, 40 podem contaminar a região genital, sendo alguns deles mais graves, por exemplo, os subtipos 16 e 18 (contidos nas vacinas contra o HPV), que possuem uma clara associação com o desenvolvimento de câncer.
​Como é transmitido?
O contágio pode ocorrer no contato pele a pele, principalmente durante a relação sexual com penetração vaginal e/ou anal, mas também durante o sexo oral, assim como em qualquer contato com a região genital, inclusive com as mãos. Por esse motivo, os preservativos não garantem proteção completa, já que não conseguem proteger toda a região genital do contato com a pele.

Muitas pessoas que tem o HPV podem não apresentar nenhum sinal ou sintoma. Isso significa que elas podem, sem saber, transmitir a outras pessoas.
Quais os sintomas?
Na grande maioria dos casos, a infecção é assintomática, mas alguns subtipos do vírus podem causar o aparecimento de verrugas genitais.
Como é feito o diagnóstico?
A presença do vírus, mesmo em pacientes sem nenhum sintoma, pode ser detectada por exames moleculares em secreção vaginal. O diagnóstico das verrugas genitais decorrentes do HPV é clínico e pode ser confirmado por biópsia. As lesões precursoras do câncer de colo uterino podem ser detectadas por exames específicos, como por exemplo, o Papanicolau e a colposcopia.
Quais doenças podem surgir a partir de uma contaminação por HPV?
A maioria das pessoas que entram em contato com o HPV não desenvolve problemas de saúde. Porém, alguns vírus da família HPV podem causar verrugas na região genital ou nas áreas cutâneas fora dessa região. De modo geral, esses subtipos virais são menos associados ao desenvolvimento de câncer. Outros subtipos do vírus HPV são responsáveis pelo desenvolvimento de tumores malignos no colo do útero, na região anal e no pênis. O vírus também pode causar alguns tipos de câncer da orofaringe.
É verdade ou mito que o preservativo masculino não protege contra o HPV?
É verdade em termos, pois o fato de proteger parte da região genital é extremamente importante para diminuir o risco de contágio. Ou seja, o preservativo protege de forma parcial.
O HPV é perigoso?
Não há mortalidade associada à simples infecção pelo vírus, e sim pelas doenças malignas que ele pode causar. De modo geral, os cânceres decorrentes da infecção pelo HPV se desenvolvem ao longo de muitos anos, podendo ser diagnosticados e tratados antes de se tornarem um câncer invasivo.
Quais doenças a vacina Gardasil 9 ajuda a proteger?
A vacina previne cânceres do colo do útero, da vulva, da vagina e do ânus; lesões pré- cancerosas; verrugas genitais e infecções persistentes causadas por 9 tipos do papilomavírus humano (HPV): 6, 11, 16, 18, 31, 33, 45, 52 e 58.
Quem deve tomar a vacina Gardasil 9?
- Meninas e mulheres de 9 a 45 anos
- Meninos e homens de 9 a 45 anos
Qual o esquema vacinal da Gardasil 9?
Dependendo da idade de início da vacinação, são recomendadas duas ou três doses.

Idade de inicio da vacinação Esquema de doses
9 a 14 anos 2 doses Intervalo de 5 a 13 meses entre as doses
15 a 45 anos 3 doses 1ª dose: na data escolhida por você.
2ª dose: 2 meses após a 1ª dose.
3ª dose: 6 meses após a 1ª dose.
Qual a melhor época para tomar a vacina?
A vacinação deve ser iniciada o mais cedo possível, antes de meninos e meninas iniciarem vida sexual. Isso porque quanto mais jovem, melhor é a resposta à vacina devido à maior quantidade de anticorpos produzida. Além disso, a infecção pelo HPV tende a acontecer precocemente, já no ano de iniciação sexual. Por essa razão, o ideal é que a vacinação seja feita bem antes de contato com o HPV, ou seja, na pré- adolescência/adolescência.
Como a vacina protege contra o HPV?
A vacina estimula a produção de anticorpos. Assim, essas células de defesa estarão preparadas para combater a doença em caso de contato com o HPV.
A vacina protege contra todos os vírus, logo, contra todos os tipos da doença?
Não, mas protege contra os principais subtipos de vírus associados ao câncer. Então, a probabilidade de ter alguma doença decorrente do HPV se torna extremamente baixa em quem foi vacinado.
A vacinação elimina a necessidade de fazer o exame preventivo?
Não. O exame ginecológico preventivo (Papanicoloau) possibilita o rastreamento de lesões assintomáticas que podem evoluir malignamente. Ele é recomendado mesmo para mulheres que se vacinaram, uma vez que as vacinas previnem os principais tipos de HPV relacionados ao câncer do colo do útero, mas não todos.
Quais as contraindicações da vacina Gardasil 9?
A vacina é contraindicada para pessoas com hipersensibilidade ao princípio ativo ou a qualquer um dos excipientes da vacina, gestantes e pessoas que já tiveram anafilaxia após tomar uma dose da vacina ou ter contato com algum dos seus componentes. Gestantes e pessoas que apresentaram anafilaxia após receber uma dose da vacina ou a algum de seus componentes.
Quais as possíveis reações adversas?
Os efeitos adversos mais comuns após a vacinação são dor, inchaço vermelhidão e coceira no local da injeção, dor de cabeça, febre, náusea, tontura e fadiga. Compressas frias aliviam a reação no local da aplicação.
Já realizei a vacina do HPV quadrivalente. Posso tomar a vacina nonavalente (Gardasil 9)?
Sim. A nova vacina oferece proteção superior cobrindo mais 5 outros tipos de HPV em comparação com a anterior. A Gardasil 9 cobre 90% dos tipos de HPV responsáveis pelo câncer de colo do útero, enquanto a vacina anterior cobria 70%.

CENÁRIOS ESQUEMA
Paciente que já completou o esquema com HPV quadrivalente Intervalo de 1 ano da última dose para iniciar o novo esquema com HPV Nonavalente
Paciente de 9 a 14 anos que fez a dose 1 de HPV Quadrivalente 6 meses após a dose 1 pode optar por iniciar o esquema completo (2 doses) da HPV Nonavalente. Não considerar a dose 1 quadrivalente, pois as vacinas não são intercambiáveis.
Paciente acima de 15 anos que fez a dose 1 da HPV Quadrivalente 2 meses após a dose 1 pode optar por iniciar o esquema completo (3 doses) da HPV Nonavalente. Não considerar a dose 1 quadrivalente, pois as vacinas não são intercambiáveis.
A vacina Gardasil 9 trará algum beneficio se eu já estiver infectado pelo HPV?
A vacina ajuda a prevenir a infecção e as doenças causadas por alguns tipos de HPV, mas não irá tratá-las. Se você já estiver infectado por um tipo de HPV contido na vacina, a Gardasil 9 irá ajudá-lo a proteger-se contra os outros 8 tipos de HPV contidos na vacina. Converse com seu médico.