A maioria das doenças pesquisadas podem ser tratadas com sucesso desde que diagnosticadas antes mesmo de manifestar os primeiros sintomas.

O exame é realizado através da análise de amostras de sangue coletadas através do calcanhar do bebê, por isso o nome "teste do pezinho". É um procedimento simples que não traz riscos para a criança.

Este teste é indicado para todos os recém-nascidos a partir do 3º dia de vida, que já tenha iniciado alimentação láctea, e de preferência antes de completar um mês. Existem quatro tipos de teste: Básico, Ampliado, Plus e Master. Veja no quadro abaixo. O exame pode ser realizado nas unidades da Kinder ou em domicílio. Aceitamos diversos convênios. O resultado será enviado no prazo médio de 7 a 10 dias úteis para a mãe e o pediatra. A Kinder é uma clinica credenciada do CTN Diagnósticos, laboratório considerado referência nacional em triagem neonatal.

Conheça o novo exame no teste do pezinho
para detecção da Imunodeficiência Combinada Grave (SCID)

Em 2016, a Kinder passou a oferecer o novo exame para detecção da Imunodeficiência Combinada Grave (SCID) no Teste do Pezinho. O novo exame pode ser solicitado isoladamente ou em conjunto com qualquer um dos testes do pezinho. A imunodeficiência combinada grave é uma condição genética que deixa o bebê vulnerável a infecções que ameaçam a vida. Bebês com SCID não conseguem desenvolver seus sistema de defesa e podem enfrentar um número excessivo de infecções e complicações delas decorrentes, como pneumonia, meningite ou infecções da corrente sanguínea dentro dos primeiros meses de vida. O diagnóstico adequado e precoce é essencial para instituir ações preventivas até a realização do tratamento. Clique aqui e saiba mais sobre este exame.

DETERMINAÇÕES DOENÇAS TIPOS DE TESTES
MASTER PLUS AMPLIADO BÁSICO
PKU Fenilcetonúria
Cromatografia de Aminoácidos Fenilcetonúria e outras Aminoacidopatias
Hb S, Hb C, Hb E e Talassemias Anemia Falciforme e outras Hemoglobinopatias
TSH Hipotireoidismo Congênito
T4 Hipotireoidismo Congênito
17-OH-Progesterona Hiperplasia Adrenal Congênita
IRT Fibrose Cística
Galactose e Galactose-1-Fosfato Galactosemia
Atividade da Biotinidase Deficiência de Biotinidase
IgM anti-Toxoplasma gondii Toxoplasmose Congênita
Atividade da Glicose-6-Fosfato Desidrogenase Deficiência de Glicose-6-Fosfato Desidrogenase
Igm anti-Treponema pallidum Sífilis Congênita
Igm anti-Citomegalovirus Citomegalovirose Congênita
Anticorpors totais anti-Trypanosoma cruzi Doença de Chagas Congênita
Igm anti-virus da Rubéola Rubéola Congênita
Pesquisa de mutação 35delG da Conexina Surdez Congênita não Sindrômica* *Exames Opcionais
Espectrometria de Massa em Tandem (MS/MS) Acidemias Orgânicas e Aminoacidopatias*
Pesquisa da Mutação G985a da MCAD Deficiência da MCAD*
Anticorpos anti-HIV 1 e 2 Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA)*
Círculos de excisão de receptores de células T (TRECS) Imunodeficiência Combinada Grave (SCID)

Veja algumas das doenças que o Teste do Pezinho pode detectar precocemente:

Fenilcetonuria
Distúrbio genético no qual um dos aminoácidos presentes no leite pode prejudicar a saúde do bebê causando retardo mental grave.

Galactosemia
A galactose presente no leite causa, nas crianças com galactosemia, um quadro grave marcado por catarata, convulsões e diarréia.

Hipotireoidismo
A falta do hormônio produzido na glândula tireóide causa deficiência mental e retardo de crescimento.

Hiperplasia Adrenal
Distúrbio no metabolismo que pode levar à desidratação aguda e na menina, a masculinização dos órgãos genitais.

Fibrose Cística
Doença genética que causa problemas respiratórios e gastrointestinais crônicos.

Deficiência de Biotinidase
A carência da biotina pode levar a convulsões, falta de equilíbrio, hipotonia, lesões na pele, perda de audição, retardo no desenvolvimento e acidose metabólica.

Toxoplasmose
Infecção adquirida pela gestante que, se transmitida ao feto, pode causar microcefalia, lesões oculares entre outros.

G6PD
A deficiência de Glicose-6-Fosfato Desidrogenase é a enzimopatia mais comum podendo apresentar grave icterícia neonatal ("amarelão") ou anemia hemolítica (ruptura dos glóbulos vermelhos).

Rubéola
Infecção viral transmitida pela mãe ao feto que pode causar deficiência mental, retardo no crescimento, deficiência auditiva, defeitos cardíacos, catarata, lesões ósseas e outros problemas.

Anemia Falciforme
As hemoglobinopatias são doenças causadas por anormalidades na estrutura molecular ou na produção da hemoglobina "S". Crianças com hemoglobina anormal são altamente suscetíveis à anemia e infecções.

MCAD
Distúrbio Genético que interfere na utilização dos Ácidos Graxos como fonte de energia para o organismo. É uma doença genética potencialmente fatal que pode provocar o quadro de Síndrome da Morte Súbita.

Sífilis
A criança que adquire essa doença durante a gestação pode apresentar, ao nascimento, problemas de pele, ossos, baço, fígado e sistema nervoso. Em alguns casos, a doença só se manifesta após alguns anos.

Citomegalovirose
Entre as manifestações associadas à infeção congênita pelo citomegalovírus estão a hidrocefalia, calcificações cerebrais e seqüelas visuais, auditivas e mentais.

Doença de Chagas
Parasitose que, quando adquirida na gestação, pode se manifestar por anemia, febre, dores musculares, lesões ósseas e graus variados de problemas cardíacos.

AIDS
A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida pode ser transmitida ao feto pela mãe contaminada pelo vírus HIV.

Pesquisa da Mutação 35delG da Conexina (Surdez Congênita não Sindromica)
A mutação 35delG do gene da Conexina 26 é uma das causas mais comuns de Surdez Congênita não Sindrômica. Seu modelo de herança é autossômico recessivo. Em países desenvolvidos, 60% dos casos de surdez tem origem genética.

Espectrometria de Massa em Tandem
A Espectrometria de Massa em Tandem é uma técnica que permite uma extensa pesquisa relacionada a Erros Inatos do Metabolismo dos ácidos orgânicos e dos aminoácidos.