Vacina para o Viajante

Antes de visitar um país é importante conhecer os cuidados que devem ser tomados com a saúde. Consulte seu médico. Ele pode avaliar suas condições físicas para a viagem (doenças pré-existentes) e dar orientações profiláticas (medicamentos a levar, vacinas e tratamentos profiláticos).O ideal é se consultar 4 a 6 semanas antes da viagem, pois algumas medidas (como a vacinação) podem requerer um tempo mínimo para serem implantadas. Vale informar que as vacinas têm um período para atingir a proteção esperada, que pode variar entre 10 dias e 6 semanas.

A lista de vacinas obrigatórias ou recomendadas para os viajantes está em constante alteração. Uma fonte para consulta é o site do CDC (Centers for Disease Control and Prevention), do governo dos Estados Unidos. No site wwwnc.cdc.gov/travel é possível selecionar o país que será visitado e obter informações sobre cuidados com a saúde e vacinas. Outra fonte de consulta é pelo Portal CIVNET, da ANVISA, civnet.anvisa.gov.br/civnet/app/viajante, clicar em “Exigências de Viagem” e selecionar o país que vai visitar.

A vacina contra Febre Amarela deve ser tomada com antecedência de, no mínimo, 10 dias antes da viagem. O não cumprimento do prazo da vacinação pode impedir sua entrada em alguns países.

Alguns países recomendam ou exigem a comprovação de vacinação de seus visitantes. O Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia - CIVP é um documento que comprova a vacinação contra doenças, conforme definido no Regulamento Sanitário Internacional.

A emissão do Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia - CIVP é realizada de forma presencial nas Unidades Públicas de Saúde e, de forma online, no Portal de Serviços do Governo Federal conforme as orientações:

Vacinação Realize a vacinação
Guarde o comprovante de vacinação. Ele é imprescindível para solicitar o Certificado Internacional.
  Escolha qual opção de atendimento você deseja
Atendimento Presencial Realize um pré-cadastro neste link, clicando na opção "cadastrar viajante"
ATENÇÃO: o sistema permite apenas o cadastro de viajantes que possuem CPF, e o email deve ser diferente para cada viajante a ser cadastrado. Crianças e menores de 18 anos devem possuir CPF para realizar o cadastro no sistema.
Dirija-se a uma unidade credenciada para emitir o CIVP com os documentos necessários.
Conheça a lista de unidades emissoras na cidade do RJ neste link
Atendimento Web O CIVP pode ser solicitado online e impresso em casa. O prazo para emissão online é de 10 dias úteis
Acesse o Portal de Serviços do Governo Federal
neste link
Na opção "Tirar o Certificado Internacional de Vacinação", clique no botão INICIAR
O CIVP será enviado para o email cadastrado

A documentação necessária para emissão do CIVP é o cartão nacional de vacinação e documento de identidade original com foto. Conforme o site da ANVISA, são aceitos como documentos de identidade a Carteira de Identidade (RG), o Passaporte, a Carteira de Motorista válida (CNH), entre outros documentos. A apresentação da certidão de nascimento é aceita para menores de 18 anos.

O CIVP tem validade vitalícia. Portanto, se você já possui um CIVP, não é necessário solicitar um novo.

Para casos em que a vacinação contra Febre Amarela for contra-indicada, o viajante deverá apresentar um Atestado Médico de Isenção de Vacinação, escrito em inglês ou francês. O modelo está disponível no site da ANVISA.

Para mais informações, acesse o site da ANVISA em portal.anvisa.gov.br/certificado-internacional-de-vacinacao-ou-profilaxia

21 97047-7121