Gripe (quadrivalente)

O que previne:
Gripe causada por 4 subtipos do vírus Influenza.

Para quem:
Crianças a partir de 6 meses, adolescentes, adultos e idosos.

Contraindicações:
Pessoas que apresentaram alergia grave (anafilaxia) a algum componente da vacina ou dose anterior.

Esquema de doses:
• Crianças de 6 meses a 8 anos: duas doses com intervalo de um mês, na primeira vez em que forem vacinadas. A partir de então, a revacinação deve ser anual.
• Crianças a partir de 9 anos, adolescentes, adultos e idosos: dose única anual.

Cuidados antes, durante e após a vacinação:
• Em caso de febre, deve-se adiar a vacinação até que ocorra a melhora.
• Pessoas com história de alergia grave ao ovo de galinha, com sinais de anafilaxia, devem receber vacina em ambiente com condições de atendimento de reações anafiláticas e permanecer em observação por pelo menos 30 minutos.
• No caso de história de síndrome de Guillain-Barré até seis semanas após a dose anterior da vacina, recomenda-se avaliação médica criteriosa sobre o risco-benefício antes de aplicar nova dose.
• Compressas frias aliviam a reação no local da aplicação. Em casos mais intensos pode-se usar medicação para dor, sob recomendação médica.

Eventos adversos:
Dor, vermelhidão e endurecimento no local da injeção até 24/48 horas após a vacinação.
Pode ocorrer febre, mal-estar e dor muscular. Têm início de 6 a 12 horas após a vacinação e persistem por um a dois dias, sendo mais comuns na primeira vez em que tomam a vacina.

Sintomas de eventos adversos persistentes, que se prolongam por mais que 72 horas (dependendo do sintoma), devem ser investigados para verificação de outras causas.

21 97047-7121