Shingrix®

Previne o herpes zóster e suas complicações, especialmente a neuralgia pós-herpética (NPH).

Adultos a partir de 50 anos;
Imunocomprometidos ou pessoas com risco aumentado para herpes-zóster a partir de 18 anos.

Histórico de hipersensibilidade grave a componentes da fórmula ou a dose anterior da vacina.

Duas doses, com intervalo de dois meses.
Se houver necessidade de flexibilidade no esquema de vacinação, a segunda dose pode ser administrada entre 2 e 6 meses após a primeira dose.

Algumas precauções devem ser adotadas na vacinação de imunocomprometidos a partir de 18 anos:
• Transplantados de medula óssea: iniciar o esquema de seis a 12 meses após o transplante;
• Receptores de transplantes de órgãos sólidos: vacinar preferencialmente antes do transplante, podendo ser adotado o intervalo mínimo de quatro semanas entre as doses. Se não for possível, aguardar de seis a 12 meses após o transplante, de preferência após redução na dose de drogas imunossupressoras e na ausência de doença do enxerto contra hospedeiro (rejeição);
• Pacientes com câncer: vacinar preferencialmente antes do início da quimioterapia, tratamento com imunossupressores, radioterapia ou esplenectomia. Se inviável, avaliar melhor momento, quando a imunossupressão mais intensa tiver cessado;
• Pacientes em uso de anticorpos monoclonais (anticélulas B, como rituximab, por exemplo): iniciar esquema pelo menos quatro semanas antes da próxima dose do anticorpo;
• Pacientes vivendo com HIV/Aids: pacientes em pior estado imunológico e HIV devem ser vacinados, ainda que a resposta seja pior. Cabe ao médico avaliar o momento mais oportuno para a vacinação;
• Pacientes com doenças autoimunes: preferencialmente, administrar a vacina antes de iniciar imunossupressão mais agressiva.

As reações mais comuns são dor, inchaço e vermelhidão no local da injeção. Cansaço, calafrios, febre e dores musculares podem ocorrer e se resolvem com analgésicos comuns. A maioria das reações é de intensidade leve a moderada e transitória (2 a 3 dias).

Qualquer sintoma grave e/ou inesperado após a vacinação deve ser notificado ao serviço que a realizou.