Pacote das Meningites

A Kinder oferece um pacote especial para maior proteção contra a meningite. O pacote inclui as vacinas Meningocócica ACWY e Meningocócica B.

As vacinas são recomendadas como rotina para crianças e adolescentes pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm). Em bebês, a sociedade recomenda o início do esquema aos 3 meses de idade. O esquema de doses dependerá da idade de início da vacinação.

Conheça as 2 vacinas que compõem o pacote das Meningites.


Meningite ACWY

O que previne:
Meningites e infecções generalizadas causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y.

Para quem:
Crianças a partir de 2 meses e adolescentes.
• Adultos e idosos com condições que aumentem o risco para a doença meningocócica ou de acordo com a situação epidemiológica.
• Viajantes com destino às regiões onde há risco aumentado da doença.

Contraindicações:
Pessoas que tiveram anafilaxia após o uso de algum componente da vacina ou após dose anterior.

Esquema de doses:
Vacina recomendada como rotina para crianças e adolescentes pelas Sociedades Brasileiras de Pediatria (SBP) e de Imunizações (SBIM).
Para crianças: a vacinação de rotina deve iniciar aos 3 meses de idade com duas doses no primeiro ano de vida (dependendo das recomendações das bulas), além dos reforços entre 12 e 15 meses, entre 5 e 6 anos e aos 11 anos de idade.
Para adolescentes vacinados na infância: reforço aos 11 anos ou cinco anos após a última dose.
Para adolescentes não vacinados: duas doses com intervalo de cinco anos.
Para adultos: dose única, a depender de risco epidemiológico ou condição de saúde.

Cuidados antes, durante e após a vacinação:
• Em caso de febre, a vacinação deve ser adiada até que ocorra a melhora.
• Compressas frias aliviam a reação no local da aplicação. Em caso de dor mais intensa, converse com seu médico sobre o uso de medicação.
• A vacina Meningite ACWY pode ser aplicada no mesmo momento em que a vacina Meningite B.

Eventos adversos:
As reações mais comuns são locais (dor, inchaço, endurecimento e vermelhidão no local da aplicação) nas primeiras 72 horas.

Pode ocorrer febre, dor de cabeça, perda de apetite, irritabilidade, sonolência, calafrios, cansaço, dor muscular, sintomas gastrintestinais (incluindo diarréia, vômito e náusea), hematoma no local da aplicação, erupções na pele e dor nas articulações.

Sintomas de eventos adversos persistentes, que se prolongam por mais de 24 a 72 horas (dependendo do sintoma), devem ser investigados para verificação de outras causas.


Meningite B

O que previne:
Meningites e infecções generalizadas causadas pela bactéria meningococo do tipo B.

Para quem:
Crianças a partir de 2 meses, adolescentes e adultos até 50 anos.
A vacina é recomendada para adultos, dependendo de risco epidemiológico; para viajantes com destino às regiões onde há risco aumentado da doença; e para pessoas de qualquer idade com doenças que aumentem o risco para a doença meningocócica.

Contraindicação:
Pessoas que tiveram anafilaxia após uso de algum componente da vacina ou após dose anterior.

Esquema de doses:
Para crianças, uso rotineiro de duas doses (aos 3 e 5 meses de vida) e um reforço entre 12 e 15 meses, conforme recomendação das Sociedades Brasileiras de Pediatria (SBP) e de Imunizações (SBIM).
O esquema pode variar de acordo com a idade de aplicação da primeira dose:
Crianças entre 3 e 11 meses: duas doses aos 3 e 5 meses de idade (intervalo mínimo de 2 meses), com um reforço entre 12 e 15 meses de idade.
Crianças entre 12 e 23 meses: duas doses (intervalo mínimo de 2 meses) e uma dose de reforço com intervalo de 1 a 2 anos após a última dose.
Crianças a partir de 2 anos, adolescentes e adultos: duas doses (intervalo mínimo de 1 mês e ideal de 2 meses). Não foi estabelecida a necessidade de reforços.

Cuidados antes, durante e após a vacinação:
• O uso de paracetamol antes ou logo após a vacinação pode reduzir o risco de febre e não interfere na resposta imune à vacina. Converse com seu médico antes do uso de qualquer medicamento.
• Compressas frias aliviam a reação no local da aplicação.
• A vacina Meningite B pode ser aplicada no mesmo momento em que a vacina Meningite ACWY.

Eventos adversos:
Em crianças até 10 anos: pode ocorrer febre; reações locais (dor, calor, vermelhidão, inchaço no local da aplicação); perda de apetite; sonolência; choro persistente; irritabilidade; diarréia; vômitos; erupções na pele; sensibilidade no local da aplicação e ao movimentar o membro onde foi aplicada a vacina.
Em maiores de 11 anos, adolescentes e adultos: pode ocorrer cefaléia; náuseas; dor nos músculos e articulações; mal-estar e reações locais (inchaço, endurecimento, vermelhidão e dor no local da aplicação). A dor pode ser intensa, atrapalhando a realização das atividades cotidianas. Essas reações locais não apresentam gravidade e são transitórias.
• Sintomas de eventos adversos graves ou persistentes, que se prolongam por mais de 24 a 72 horas (dependendo do sintoma), devem ser investigados para verificação de outras causas.

21 97047-7121