Meningite ACWY

Meningites e infecções generalizadas causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y.

Crianças a partir de 2 meses e adolescentes.
• Adultos e idosos com condições que aumentem o risco para a doença meningocócica ou de acordo com a situação epidemiológica.
• Viajantes com destino às regiões onde há risco aumentado da doença.

Pessoas que tiveram anafilaxia após o uso de algum componente da vacina ou após dose anterior.

Vacina recomendada como rotina para crianças e adolescentes pelas Sociedades Brasileiras de Pediatria (SBP) e de Imunizações (SBIM).
Para crianças: a vacinação de rotina deve iniciar aos 3 meses de idade com duas doses no primeiro ano de vida (dependendo das recomendações das bulas), além dos reforços entre 12 e 15 meses, entre 5 e 6 anos e aos 11 anos de idade.
Para adolescentes vacinados na infância: reforço aos 11 anos ou cinco anos após a última dose.
Para adolescentes não vacinados: duas doses com intervalo de cinco anos.
Para adultos: dose única, a depender de risco epidemiológico ou condição de saúde.

• Em caso de febre, a vacinação deve ser adiada até que ocorra a melhora.
• Compressas frias aliviam a reação no local da aplicação. Em caso de dor mais intensa, converse com seu médico sobre o uso de medicação.
• A vacina Meningite ACWY pode ser aplicada no mesmo momento em que a vacina Meningite B.

As reações mais comuns são locais (dor, inchaço, endurecimento e vermelhidão no local da aplicação) nas primeiras 72 horas.

Pode ocorrer febre, dor de cabeça, perda de apetite, irritabilidade, sonolência, calafrios, cansaço, dor muscular, sintomas gastrintestinais (incluindo diarréia, vômito e náusea), hematoma no local da aplicação, erupções na pele e dor nas articulações.

Sintomas de eventos adversos persistentes, que se prolongam por mais de 24 a 72 horas (dependendo do sintoma), devem ser investigados para verificação de outras causas.