HPV Nonavalente

O que previne:
Previne cânceres do colo do útero, da vulva, da vagina e do ânus; lesões pré-cancerosas; verrugas genitais e infecções persistentes causadas por 9 tipos do papilomavírus humano (HPV): 6, 11, 16, 18, 31, 33, 45, 52 e 58.

Quase 100% dos cânceres de colo de útero são causados pelo HPV. Os 9 tipos de HPV acima causam 90% dos cânceres de colo de útero e 75%-85% dos pré-cânceres avançados de colo de útero. No mundo todo, o câncer de colo de útero é a principal causa de câncer entre as mulheres.

Para quem:
Homens e mulheres de 9 a 45 anos.

A vacinação deve ser iniciada o mais cedo possível, antes de meninos e meninas iniciarem vida sexual. Isso porque quanto mais jovem, melhor é a resposta à vacina devido à maior quantidade de anticorpos produzida. Além disso, a infecção pelo HPV tende a acontecer precocemente, já no ano de iniciação sexual, mesmo que a pessoa tenha apenas um parceiro. Por essa razão, o ideal é que a vacinação seja feita bem antes do contato com o HPV, ou seja, na pré-adolescência/adolescência.

Contraindicações:
A vacina é contraindicada para pessoas com hipersensibilidade ao princípio ativo ou a qualquer um dos excipientes da vacina, gestantes e pessoas que já tiveram anafilaxia após tomar uma dose da vacina ou ter contato com algum dos seus componentes.
Gestantes e pessoas que apresentaram anafilaxia após receber uma dose da vacina ou a algum de seus componentes.

Esquema de doses:
Dependendo da idade de início da vacinação, são recomendadas duas ou três doses.
Entre 9 e 14 anos: duas doses com intervalo de 6 meses.
A partir de 15 anos: três doses, sendo a segunda dose 2 meses após a primeira dose e a terceira dose 6 meses após a primeira dose.

Cuidados antes, durante e após a vacinação:
• Os efeitos adversos mais comuns após a vacinação são dor, inchaço, vermelhidão e coceira no local da injeção, dor de cabeça, febre, náusea, tontura e fadiga.
• Compressas frias aliviam a reação no local da aplicação.