Já está disponível na Kinder a nova vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) para adultos a partir dos 60 anos - Arexvy®

Apesar de o VSR ser geralmente associado à infecções respiratórias em crianças pequenas, ele também pode causar quadros graves em adultos com idade mais avançada.

Embora a maioria dos adultos infectados apresente uma infecção leve do trato respiratório superior, com sintomas que duram poucos dias, alguns poderão desenvolver doenças graves do trato respiratório inferior, incluindo a pneumonia e a bronquiolite, que podem causar internações.

Além disso, a infecção pelo VSR frequentemente piora ou descompensa condições de saúde pré-existentes, como cardiopatias, pneumopatias, diabetes, nefropatias e hepatopatias. Assim, adultos maiores de 60 anos que fazem parte do grupo mais vulnerável são especialmente recomendados para a vacina.

A transmissão do VSR se dá pela inalação ou contato com as secreções respiratórias de pessoas infectadas. Crianças são frequentemente expostas ao VSR fora de casa, em creches ou escolas, e podem transmitir o vírus para outros membros da família.

Não existe tratamento específico para as infecções por VSR, apenas cuidados de suporte e tratamento das complicações.

Por isso, a prevenção é tão importante.

A vacina Arexvy® previne contra infecções respiratórias causadas pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR) potencialmente graves em adultos com idade mais avançada, sobretudo para aqueles com comorbidades.

Ela é produzida pelo laboratório GSK e de dose única. Deve ser feita a qualquer momento, independente da sazonalidade.

As reações mais comuns da vacina são dor no local da injeção, dor de cabeça, dor muscular, dor nas articulações e cansaço.