Já está disponível na Kinder a vacina Abrysvo®, indicada para gestantes (24ª a 36ª semana de gestação) e adultos com mais de 60 anos.

A Abrysvo é a única vacina para gestantes contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) para proteger o bebê nos primeiros 6 meses de vida. É dose única e produzida pela Pfizer.

A gestante deve se vacinar entre a 24ª e a 36ª semana de gestação. É necessário pedido médico. A vacinação de gestantes visa proteger os bebês de até 6 meses, grupo de maior risco para a doença, através da transferência materna de anticorpos.

O VSR é um vírus respiratório muito comum que pode levar a quadros leves até graves – febre, coriza, tosse, chiado no peito, dificuldade para respirar, falta de apetite e irritabilidade.

Ele é uma das principais causas de pneumonia e bronquiolite. Pode infectar pessoas de qualquer idade, mas é mais comum na infância – quase todas as crianças são infectadas até os 2 anos. Nessa fase, ele é a maior causa de bronquiolite e é responsável por um grande número de internações por SRAG (síndrome respiratória aguda grave). Também pode causar quadros graves em adultos com idade mais avançada, que podem levar a hospitalização.

O VSR é altamente contagioso. A transmissão se dá pela inalação ou contato com as secreções respiratórias de pessoas infectadas.

Nos estudos, a vacina Abrysvo foi capaz de prevenir 81,8% das formas graves da doença do trato respiratório inferior causada pelo VSR em bebês de até 3 meses e 69,4% em bebês de até 6 meses.

As reações mais comuns da vacina em gestantes são dor no local da injeção, dor de cabeça e dor muscular. A maioria das reações é de intensidade leve a moderada, e transitória (resolvida dentro de 2 dias após o início).

Nesse momento, não há recomendação para revacinação em gestações subsequentes (contudo, essa orientação poderá ser modificada à medida em que mais dados se tornem disponíveis).
A vacina Abrysvo® pode ser co-administrada com outras vacinas de rotina da gestante.

É necessário um período de 14 dias para que a transferência dos anticorpos da mãe para o feto seja completa. Caso o bebê nasça antes desse intervalo, a vacinação não é considerada útil para a proteção do recém-nascido. Nesse caso, o bebê poderá tomar a vacina contra o VSR Beyfortus® após o nascimento. Converse com seu médico.